quinta-feira, 20 de setembro de 2007

"A pressa é inimiga da perfeição"

Pois é, é uma frase bem conhecida e um tanto quanto "manjada", eu sei, mas ela se enquadra perfeitamente no quadro comunicacional da atualidade. Uma das características mais marcantes da Internet, a velocidade, estaria anulando outro fator, que ao meu ver deveria merecer mais atenção, a qualidade.

Nas últimas décadas, as práticas jornalísticas têm passado por mudanças significativas. Os diversos campos que envolvem a comunicação passaram por alterações nas formas de escrita, de interpretação dos fatos e nas formas de apresentação destes ao público. Com certeza um dos campos da comunicação que mais se desenvolveu nos últimos anos foi o tecnológico. Principalmente com o surgimento da Internet, novas tecnologias têm auxiliado os veículos de comunicação a transmitir os fatos de uma maneira cada vez mais rápida e eficaz, o tão cobiçado jornalismo em tempo real.
Mas dentro desse contexto existe uma crescente discussão, envolvendo principalmente o jornalismo on-line. Existem aqueles que o defendem, expondo suas qualidades como sendo um veículo de rapidez e qualidade. Em contraposição existem aqueles que até concordam que a Internet seja um meio de comunicação veloz, mas colocam em cheque a qualidade e a fundamentação das notícias que são apresentadas na rede.
Esse sem dúvida é um problema ao qual toda a comunidade jornalística deve ater-se. As informações transmitidas pela web estão se tornando cada vez mais utilizadas pelas pessoas. A Internet está se tornando uma ferramenta cada vez mais fundamental na atualização dos fatos que acontecem durante o decorrer de um dia.
As pessoas mantêm um ritmo cada dia mais veloz no seu dia-dia, trabalho, estudos, família, tudo acontece quase que simultaneamente. E para acompanhar essa montanha de tarefas, a Internet tem apresentados várias formas de disponibilizar informação ou entretenimento de uma maneira muito instantânea, mas com pouco aprofundamento. Sites apresentam notícias de fatos poucos segundos após terem ocorrido, tudo muito veloz. Será poderíamos comparar a instantâneidade da rede das redes à do rádio? Talvez sim, ambos são muito velozes, mas com certeza a credibilidade que o rádio já conquistou perante o público é indiscutível, e poderíamos também acrescentar a facilidade de acesso ao veículo.
Com relação à velocidade da informação podemos privilegiar também a web, pois é um seguimento que está cada dia mais presente em nossa sociedade, que se apresenta uma ferramenta cada vez mais importante e ágil. Mas com relação à qualidade da informação que nos é apresentada podemos dizer que ela tem muito que se desenvolver ou então encontrar um equilíbrio entre velocidade e qualidade, fator esse, que levará ainda algum tempo para que comece a ser visto de forma mais nítida pela sociedade, pois a Internet, se comparada aos outros veículos de comunicação é apenas uma pequena e linda criança que age pelo impulso, às vezes faz "lambança", tem muito a aprender ainda, quer crescer depressa e tem um grande caminho pela frente.

2 comentários:

Camila disse...

muito bom o seu texto lucas!!!
Realmente a internet proporciona várias coisas nos dias atuais, desde q seja corretamente administrada, principalmente por nós futuros jornalistas....e graças a ela eu estou aqui agora!!!
ashuashaiushiaushiauhas
beijos!!!

Laiane disse...

Owwwwnnn que bunni... a Internet é uma criança... adorei o comparativo, muito inteligente.

E boa idéia comparar a web com o rádio... afinal os dois são veiculos que trabalham com a rapidez...

Bjuus